Começa em Petrolina nesta sexta-feira (04), a Feira Internacional de Artesanato e Decoração – Feincartes

 

Vieram os tapetes da Índia, as luminárias e as taças para vinho com detalhes em ouro da Turquia; trabalhos em madrepérola da Palestina e cerâmicas com detalhes em prata e espelhos do Marrocos. Começa em Petrolina nesta sexta-feira (04), a Feira Internacional de Artesanato e Decoração – Feincartes. O evento, que vai movimentar o Centro de Convenções Senador Nilo Coelho até o próximo dia 13 – com a exposição e comercialização de peças étnicas, esculturas, pinturas e artigos de moda oriundos de 13 países, 10 estados brasileiros e da produção artesanal de Petrolina, será aberto às 16 horas com a presença do prefeito Julio Lóssio e as apresentações da Orquestra de Câmara Novos Talentos e da Tribo Pataxó.

Com uma vasta e diversificada programação, que inclui oficinas artesanais, cursos e apresentações artísticas, além de uma oficina de gastronomia ministrada pelo chef marroquino Moulai Idri Oudhi, a primeira edição da Feincartes em Petrolina vai funcionar durante os 10 dias sempre das 15h às 22h. O ingresso individual será comercializado a R$ 5,00 e pessoas a partir de 60 anos pagam meia entrada. Crianças até 12 anos acompanhadas dos pais são isentas. As oficinas e cursos, que serão gratuitos, começam no sábado (05), com As Flores de Escama de Peixe, a partir das 16h30, se estendendo até às 19h30 com a oferta ainda das oficinas de Porta Lápis em Fibra de Bananeira e Porta Latinhas de Sisal.

No domingo, começando também às 16h30, o público pode participar das oficinas, Tricô de Dedo, Anjos em Fibra de Bananeira e pintura em cerâmica. Monitoradas por especialistas em artesanato de várias partes do país, as oficinas, que também serão destinadas para a reciclagem dos profissionais que já atuam no segmento, prosseguem até o sábado (12), sempre a partir das 16h30, com intercessão de designers, que vão ensinar como adequar o produto a realidade atual do mercado.

Apresentações Artísticas

A programação das apresentações artísticas, elaborada pela Secretaria de Cultura de Petrolina, continua no sábado (05), com a Tribo Fulni-ô e prossegue na segunda (07), sempre às 19h, com o grupo de Capoeira Origem da Bahia; terça-feira (08), com a Philarmônica 21 de Setembro; quarta-feira (09), com o Samba de Véio da Ilha do Massangano; quinta-feira (10), com o grupo de capoeira Muzenza; sexta-feira (11), com o Maracatujaba; sábado (12), com o grupo de Dança de Rua e encerrando no domingo (13), com a Fanfarra Império Petrolinense.

Realizada pela Mathias Feiras e Eventos com apoio da Prefeitura de Petrolina, a Feincartes já passou por diversas cidades brasileiras, a exemplo de Salvador, Curitiba e Rio de Janeiro. Segundo a coordenadora do evento, Maria Mathias a edição de Petrolina será a primeira de uma série. “A Feincartes já faz parte do calendário nacional de grandes eventos de artesanato e representa uma ótima oportunidade de negócios, divulgação e intercâmbio cultural, além de gerar trabalho e renda para os artesãos locais e incrementar o turismo, movimentando as redes hoteleira e gastronômica”. Maiores informações: www.feincartes.com.br e pelos telefones: (87) 8834 – 5072. (27) 9228 1511/ 8115 6914.


 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *