Durante três dias as Unidades de Saúde de Petrolina direcionaram os atendimentos para orientação das mulheres sobre métodos contraceptivos e a importância da gravidez planejada. O Mutirão de Planejamento Familiar terminou no sábado (19) com um movimento intenso nas unidades de saúde da cidade e interior.
A secretária de Saúde, Lucia Giesta, visitou as AME’s Roza Maria e Manoel Possídio e acompanhou os atendimentos. “Conversei com várias mulheres que entenderam que este não é um bom momento para engravidar, devido o aumento dos casos de microcefalia. A gestão tem trabalhado fortemente para acompanhar os casos existentes da doença, com um ambulatório específico para os casos de Petrolina, bem como combater o Aedes Aegypti, transmissor da Zika Vírus, que está associada à microcefalia”, frisou.
As mulheres tiveram acesso aos preservativos, anticoncepcionais orais e injetáveis, após avaliação médica e de enfermagem, além de orientação sobre planejamento familiar. “Temos profissionais aptos e qualificados a atender as usuárias em suas diferentes necessidades. Então, a mulher que entende que não o momento para engravidar, pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, pois estaremos dispostos a orientar e apoiar”, orientou Lucia.
Gabriella Moura
