Escola do Mulungu recebe reestruturação total e climatização

 

Escola do Mulungu recebe reestruturação total e climatização

Quando o prefeito Isaac Carvalho e o secretário de Educação e Esportes Clériston Andrade anunciaram, no final do ano passado, a reforma, ampliação e climatização da Escola Municipal São Francisco de Assis, localizada na comunidade de Mulungu -região de Maniçoba, a equipe escolar ficou surpresa. O que era para ser apenas uma pequena obra se transformou em reestruturação total. O resultado pôde ser visto na última sexta-feira (20), quando a unidade de ensino foi entregue aos alunos, professores e pais.

A 11ª escola a ser climatizada na atual gestão foi recebida com festa pela população local. “Nosso prédio de ensino, que está instalado no espaço cedido pela Associação de Moradores, funcionava de forma precária e quase sem estrutura. Os alunos tomavam água direto de uma torneira. Agora nós temos salas com ar condicionado, laboratório de informática, banheiros com acessibilidade, cantina e depósito. Estamos maravilhados porque parece coisa de primeiro mundo”, revelou a gestora Jucilene Maria Dias.

O comunitário Juvenal Lucas da Silva declarou que há muito tempo essa valorização era esperada, “éramos esquecidos. Hoje nos sentimos honrados, pois uma comunidade humilde como a nossa ganhar uma escola como essa é motivo de orgulho. Parece um sonho que nossas crianças agora têm computador e sala climatizada”. Além dos moradores do Mulungu, representantes de outras comunidades foram prestigiar a entrega da nova escola. “Recebemos hoje até a visita de nossos vizinhos aqui do distrito e estamos muito felizes”, garantiu seu Juvenal.

Em seu discurso, o secretário de Educação e Esportes Clériston Andrade, destacou que o pedido foi feito durante uma das plenárias do programa Prefeitura nas Comunidades. “A população da sede e do interior elencou suas prioridades, e o governo vem cumprindo com os compromissos assumidos. Essa é mais uma conquista da Educação de Juazeiro, não só do Mulungu”, explicou. Rebatendo as críticas da oposição, o titular da pasta destacou algumas mudanças que muitas vezes só são sentidas por quem recebe o benefício, “só sabe o valor que tem uma escola com ar condicionado quem vive no meio do semi-árido e foi esquecido pelas gestões anteriores. Para alguns isso pode ser nada, mas para os alunos e professores é tudo”.

O gestor municipal argumentou que muitas vezes coisas simples são transformadoras, “as comunidades querem benefícios coletivos, que atendam à maioria. O Mulungu – Maniçoba, por exemplo, tem grande importância para o desenvolvimento agrícola do município, e as crianças daqui passaram muito tempo sem receber a atenção merecida. A nova escola com certeza oferecerá condições mais dignas para o futuro desses alunos. Uma educação melhor, uma estrada, uma ponte é que às vezes fazem à diferença”. Até o mês de junho mais seis escolas climatizadas serão entregues no município.

 

Com informações da Secom/PMJ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *