AGROBIODIVERSIDADE DO NORDESTE INSTIGA DEBATE NA TENDA CENTRAL DO SEMIÁRIDOSHOW

blogqsp-semiaridoshow-petrolina

Um espaço para discutir e promover a diversidade da agricultura dentro do Semiárido Show 2015.  É nesse contexto que acontece o Seminário Acadêmico: “Agrobiodiversidade do Nordeste – Estratégias de apoio às ações locais e às políticas públicas junto a agricultura familiar”, que acontece nos dias 22 e 23 na tenda central do evento. O objetivo deste espaço é fortalecer as ações de resgate, conservação, uso, manejo, produção e comercialização dos recursos da sócio agrobiodiversidade na região Nordeste.

Para iniciar os trabalhos, índios da tribo Tuxi, localizada no município de Abaré – BA, mostraram um pouco de sua cultura, fazendo um ritual de celebração do momento. Em seguida, foi feita a mesa de abertura composta pelos representantes da Embrapa, Valdir Stumpf e Pedro Gama, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Marenilson Batista da Silva e do Irpaa, Cícero Félix. Os convidados Leomárcio Araújo e Antônio Barbosa representaram o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e Asa Brasil, respectivamente. Todos destacaram a importância de promover a discussão num ambiente onde a maioria dos presentes eram agricultores e agricultoras familiares.

O primeiro dia do seminário foi organizado em painéis apresentados em dois turnos. Pela manhã foram apresentados aspectos da legislação sobre agrobiodiversidade. Os palestrantes apresentaram e discutiram o estado atual dos temas, bem como avanços e desafios da legislação brasileira sobre sementes e mudas. A evolução doPlano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO) e da Embrapa para garantir o acesso ativo dos/as agricultores/as aos bancos de sementes com vistas ao fortalecimento da agricultura familiar. No segundo turno do evento, as políticas públicas, a produção e comercialização de sementes na agricultura familiar camponesa foram os assuntos predominantes. Na ocasião, os palestrantes falaram sobre as experiências locais com a produção e comercialização de sementes crioulas. Tanto no âmbito das organizações populares quanto das políticas públicas, considerando as estratégias locais de ampliação da autonomia dos/as agricultores/as, da segurança e soberania alimentar e nutricional e da construção social dos mercados nos territórios.

Ao final de cada painel, a plenária foi aberta e as/os participantes podiam fazer questionamentos e outras considerações. O estudante de agropecuária, Daivison Souza, que mora no Piauí, falou sobre o conhecimento adquirido no evento. “A gente sabe da riqueza que existe dentro da natureza, principalmente no Semiárido. Mas, um evento como esse eu aprendo mais e tenho certeza que já tenho mais argumentos para falar melhor e defender a agricultura familiar que possui tantas espécies de plantas e animais que muitas pessoas que estão lá fora não dão valor”, afirmou Daivison. O Seminário Acadêmico sobre Agrobiodiversidade continua nesta sexta-feira com outras palestras.

O Seminário Acadêmico vai até o final da tarde dessa sexta-feira, dia que encerra a 6ª edição da Feira Semiáridoshow 2015. O evento é uma realização da Embrapa em parceria com o Irpaa e é aberto ao público.

Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *