Os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS –iniciaram à programação do mês das crianças e o CRAS Itaberaba preparou, nesta quinta-feira, 08, um musical infantil acompanhado de pipoca, lanche, sacolinhas surpresas e muita diversão para as crianças e adolescentes que são assistidos naquela unidade.
Os CRAS, ou “Casa das Famílias”, desenvolvem ações que previnem a situação de vulnerabilidade e risco social, fortalecendo vínculos familiares e comunitários. No seu quadro técnico há, além de um Coordenador, Assistente Social, Psicólogo, Educador Social e Monitor. Rizete Dias Aguiar é a Coordenadora do CRAS Itaberaba e explicou que algumas pessoas confundem os CRAS com escolas.
“Nós trabalhamos com projetos educacionais também voltados para cultura, esporte, lazer e formação do cidadão. Mas trabalhamos com esses projetos dentro do CRAS. Hoje iniciamos às comemorações ao Dia das Crianças e preferimos fazer ações fragmentadas, a cada semana um evento. Realizamos na quarta-feira atividades esportivas e hoje estamos fazendo esses musicais encenados por nossa equipe técnica”, disse Rizete.
O salão estava ornamentado com mesas grandes cheias de guloseimas para as crianças. Essas estavam sentadas, completamente vidradas no musical à sua frente, onde era cantada a história de um Ratinho solitário que vivia procurando uma pretendente, até que apareceu uma Ratinha que aceitou se casar com ele. A Assistente Social, Jamile Campelo explica: “a moral da história é que não podemos desistir de nada na vida, temos que ser persistentes diante das dificuldades. Na segunda história nós resgatamos um clássico que tem passado de geração a geração, o Chaves, falando do prazer de dançar e de ser eternamente jovem. Eles irão envelhecer, mas a juventude estará dentro de cada um”.
Gilberto Alves tem 13 anos e é uma das crianças que participaram do evento. Ele demonstrava alegria. “Desde que comecei a convivência do CRAS acho que minha vida melhorou e hoje foi um dia especial. Todas as crianças merecem festejar o seu dia e é isso que vamos ter aqui durante todo o mês”, afirma.

