PROGRAMA BASTIDORES DA NOTÍCIA DEBATE SITUAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

blogqspjosivalvava1

Na manhã desta sexta-feira (04), o Programa Bastidores da Notícia, recebeu como convidados o presidente da Associação dos Fruticultores do Perímetro Irrigado de Curaçá-AFRUPEC e membro da Comissão de Produtores dos Perímetros  Irrigados de Maniçoba– Josival Barbosa, o produtor Josevaldo Pereira, o popular Vavá e o representante do perímetro irrigado de Curaçá – Antonio Nunes, que falaram sobre a situação do Rio São Francisco.

A seca no Rio São Francisco atingiu a situação mais crítica da história. Se não chover nos próximos meses, a Usina Hidrelétrica de Sobradinho vai perder a capacidade de gerar de energia. Atualmente a Barragem de Sobradinho, atua abaixo dos 13% da sua capacidade de 34 bilhões m³/s. O nível do Rio São Francisco vem sendo reduzido paulatinamente pela Chesf desde 2013, quando saiu, na época, de 1.300 m³/s para os atuais 900 m³/s.

“Há uma previsão de que daqui a três meses comece a faltar água. Se faltar água os projetos irrigados irão parar suas atividades e eles parados deixarão de gerar renda para o comércio de Juazeiro, Petrolina e região. Temos que ter a instalação dos flutuantes o mais rápido possível e em seguida resolver as outras questões, a exemplo, da revitalização do rio. A Ministra Cátia Abreu estará aqui na semana que vem e já conseguimos uma agenda com ela, sem dúvida será mais uma aliada que teremos,”, ressaltou disse o produtor Josival Pereira.

Por sua vez, Vavá reforçou as palavras de Josival e pediu ajuda dos produtores e autoridades. “A situação é muito grave e desde novembro do ano passado que alertamos isso. Além da preocupação de se produzir, temos a preocupação de faltar água, isso é lamentável. Portanto, queremos pedir as autoridades e produtores que cobrem assim como estamos cobrando, a vida da região é a fruticultura e há a preocupação dos homens que tentam produzir”.

O produtor Antonio Nunes, disse que se todos se engajarem o problema será resolvido. “Nos já temos datas marcadas para faltar água e a questão dos flutuantes só estão apto a ser utilizados no mês de dezembro e é por isso que temos que nos unirmos e pensar positivo para que o problema seja resolvido”.

Por fim, o Prefeito Isaac Carvalho, disse que os encaminhamentos para a compra dos flutuantes já estão encaminhados e em breve a situação seja resolvida. “Já estivemos com o Ministro Gilberto Occhi e a Presidente Dilma Rousseff e os mesmo informaram que estão apenas aguardando os prazos legais para que seja anunciado a empresa vencedora e dar a ordem de serviço imediata. Esse trabalho vai demandar cerca de 45 dias para execução dos serviços e nós acreditamos que com essas obras daremos tranquilidade para os perímetros irrigados”, concluiu.

Da Redação/BlogQSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *