ÁGUA E SAÚDE SERÃO DESTAQUES DURANTE IX WORKSHOP DA NATIONAL MANGO BOARD NO VALE DO SÃO FRANCISCO

blogqsp-IX Workshop da National Mango Board no Vale do São Francisco

O Programa de Nutrição e Saúde Através dos Benefícios da Manga e o uso eficiente da água no cultivo da mangueira. Estes são alguns dos temas que serão debatidos durante o IX Workshop da National Mango Board no Vale do São Francisco, que será realizado nos dias 21 e 22 deste mês em Petrolina, com tradução simultânea (português/espanhol).

Coordenado pela Valexport e a National Mango Board – NMB, organização responsável pelo programa de marketing do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, o workshop começa às 8h, desta terça-feira (21), com os pronunciamentos do diretor de marketing da Valexport Caio Coelho e do diretor executivo de pesquisa da NMB Leonardo Ortega.

Depois das boas vindas, o público formado basicamente por produtores, exportadores, associações, cooperativas e demais representantes da cadeia produtiva da manga, vai conferir uma apresentação da NMB, através do seu diretor executivo Manuel Michel. Esta entidade tem como objetivo aumentar o consumo de manga fresca nos Estados Unidos, investindo em promoção e pesquisas voltadas para o setor, com o intuito de expandir o mercado.

Na seqüência, o diretor de pesquisa da NMB Leonardo Ortega, após atualizar os presentes acerca das atividades da entidade, vai apresentar o Programa de Nutrição e Saúde Através dos Benefícios da Manga. Às 11h, Mário Miranda, do INIFAP – México fala sobre o controle das moscas das frutas na safra de manga neste país e volta às 14h – depois do almoço oferecido pelo NMB no próprio hotel, com outro tema bastante atual: o controle biológico para Antracnose na mangueira.

Até o final da tarde, vários outros temas estarão aprimorando os debates,a exemplo da atualização da nova Lei FSMA (Food Safety Modernization Act), de segurança dos alimentos e do kit de treinamento em práticas de limpeza e desinfecção em packings house de manga, que serão detalhados pelo diretor de Serviços Tecnológicos e Consultoria, Tecnologia de Alimentos e Nutrição do México Sergio Nieto Montenegro.

E para completar o primeiro dia, o pesquisador da Embrapa Semiárido Welson Lima Simões fala às 16h, sobre o uso eficiente da água no cultivo da mangueira. Depois, o gerente executivo da Valexport, Tássio Lustoza finaliza os trabalhos – que contam ainda com a parceria da Embrapa Semiárido e do Sebrae, juntamente com o diretor de pesquisa da NMB, Leonardo Ortega.

Minicursos 

A programação da quarta-feira (22), começa às 9h, na Sala Cabernet, com o minicurso Interpretação de Análise de Solo e Recomendação de Adubação. Com espaço para 50 participantes, este minicurso será ministrado pelo pesquisador da Embrapa Semiárido Magnus Dall’Igna Deon e especialista em fertilidade do solo e adubação, e deverá ser concluído até às 12h. Também no mesmo horário, será oferecido na sala Sauvignon, o minicurso Manejo Integrado de Ceratitis Capitata em Pomares de Manga. A instrutora será a também pesquisadora da Embrapa Semiárido e especialista em controle biológico Beatriz Jordão Paranhos.O Vale do São Francisco produz anualmente 600 mil toneladas de manga nas variedades Tommy Atkins, Haden, Palmer, Keitt, Kent e Ataulfo, e responde por 94% das exportações brasileiras desta fruta. Somente para os mercados da Europa e dos Estados Unidos, o Vale movimentou, na última safra (2014), negócios da ordem de aproximadamente U$ 164 milhões.

As inscrições podem ser feitas através do email: [email protected]ou pelo telefone: (87) 3863-6000. Número limitado de vagas.

CLAS Comunicação & Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *