O presidente do Senado, Renan Calheiro, se reuniu, hoje (25), com a presidente Dilma Rousseff para pedir apoio à reforma política. Na última terça-feira (23), o Senado instalou uma comissão especial para analisar e elaborar projetos da reforma política.
Também participaram do encontro, no Palácio do Planalto, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, o presidente da comissão especial da reforma política, senador Jorge Viana (PT-AC), e o relator da comissão, senador Romero Jucá (PMDB-RR).
Após a reunião, Renan disse que os senadores “fizeram questão” de visitar a presidente Dilma e conversar sobre a reforma política. “Trocamos pontos de vistas, falamos um pouco do andamento da discussão. Na próxima terça-feira, temos reunião da comissão e pedimos apoio da presidente, que consideramos fundamental ára avançarmos nesse calendário”, disse.
Questionado sobre se ele terá uma lua de mel com o governo na discussão sobre a reforma política, Renan, que tem criticado algumas ações da presidente Dilma, afirmou que a participação de Dilma na discussão é importantíssima. “Com relação à reforma política, acho que é fundamental a mobilização dos poderes. Dentro dessa mobilização, a participação da presidente é importantíssima.
Jucá afirmou que é fundamental que os três poderes possam contribuir com a reforma política. “Temos que melhorar a política, ter mais transparência, mais igualdade nas disputas, diminuir gastos, melhorar a representatividade. Tudo isso tem sido cobrado, a Câmara deu passos importantes, vamos ampliar os passos da Câmara, em sintonia com a Câmara”, disse.
