Com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente a hanseníase, a gestão Julio Lossio vem buscando estratégias para facilitar o acesso à população para diagnóstico, tratamento e cura.
E como estratégia a equipe multiprofissional da AME Lia Bezerra, do bairro José e Maria, realizará no próximo sábado, 23, o Dia da Mancha na unidade das 8h às 12h. O evento é voltado para todas as pessoas que têm alguma mancha ou lesão na pele para que realizem a avaliação dermato-neurológica.
“É importante que a população fique atenta ao seu corpo e qualquer mancha ou lesão, que não tenha conhecimento da causa, nos procure neste sábado para avaliação. Aqueles que não puderem comparecer ao mutirão procure a AME durante a semana”, orientou o técnico em Epidemiologia Francisco Freitas.
Atualmente, a Secretaria de Saúde de Petrolina desenvolve o Projeto Focal direcionado às cinco áreas do município com maior número de casos da doença – João de Deus, Vila Eduardo, Izacolândia, São Gonçalo e Dom Avelar. Além das ações do Plano Municipal de Ação de Controle da Hanseníase que atua nas demais áreas da cidade. O objetivo é a prevenção, busca ativa de casos novos para tratamento e reabilitação de pacientes que apresentaram sequelas após o tratamento.
A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, curável e com tratamento gratuito pelo SUS. A hanseníase acomete primeiro a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. O primeiro e principal sintoma são o aparecimento de manchas de cor parda, ou eritematosas, que são pouco visíveis e com limites imprecisos.
Gabriella Moura
