O povoado de Izacolândia, na zona rural de Petrolina, e o município de Lagoa Grande estão sofrendo com o racionamento no abastecimento de água, desde a última segunda-feira (22), num rodízio estabelecido pela COMPESA, após a redução do nível do Rio São Francisco.
Segundo a companhia, as mudanças realizadas emergencialmente foram necessárias por conta do baixo nível do Velho Chico e têm como objetivo distribuir melhor as pressões em toda a região. Atualmente, o rio está com 30% de sua vazão, o que corresponde 1300 metros cúbicos/segundo de água.
Com as mudanças, Lagoa Grande, que foi dividida no setor 1 – formado pela comunidades do Centro, do bairro Vasco e da DER, e no Setor 3, com os bairros Chafariz, Morada Nova, Cristo Rei, Cohab e Nova Lagoa Grande – ficará dois dias com água e dois dias sem.
O distrito de Izacolândia, abastecido pelo setor 2, que antes passava um dia com água e dois sem, agora passará a ter um dia com água e três sem. “Com o período prolongado de seca nosso abastecimento está prejudicado. Então, estamos buscando melhores alternativas para o processo de distribuição a fim de garantir o abastecimento satisfatório nas comunidades”, afirmou o gerente regional, João Raphael de Queiroz.
O novo calendário deverá se estender até o final do mês. A partir de julho o novo sistema estará disponível no site da Compesa, mas o fim do sistema de rodízio vai depender da quantidade de chuvas na região.
Abaixo você confere o calendário de abastecimento deste período:
