COM A SANFONA NO PEITO, TARGINO COLOCA O PÉ NA ESTRADA PRA FAZER O SÃO JOÃO EM PERNAMBUCO, BAHIA E SERGIPE

blogqsp_targinogondim2

Se depender de Targino Gondim o São João de 2015 terá o melhor do forró. De 19 a 29 de junho o sanfoneiro dará uma volta pela Bahia, Sergipe e Pernambuco, tocando em festas de São João e São Pedro. Nos shows, o artista apresenta o repertório dos seus 20 anos de carreira, traduzidos no CD “É Festa”, lançado no inicio do ano. “Fico muito feliz ter sido escolhido para tocar em festas tão tradicionais e contar com o carinho de um público tão fiel”, revela Targino.

A trajetória começou no dia 6 de junho, quando o cantor tocou em Caruaru, cidade pernambucana conhecida como a Capital do Forró.  Das datas abertas ao público, em festas nas praças das cidades, tudo começa em Cruz das Almas, nesta sexta-feira, dia 19. De lá, no sábado dia 20, o sanfoneiro segue para o nordeste do Estado, em Euclides da Cunha e Tucano. No dia seguinte, 21, parte para Macaúbas e Vitoria da Conquista no centro-sul baiano. Na segunda-feira, dia 22, o cantor segue no centro-sul do estado fazendo show em Ibicuí e Itororó.

Na véspera de São João Targino faz três shows. Salvador, Irará e Riachão do Jacuípe poderão ouvir canções como “Pra se Aninhar”, “Toca Pra Nós Dois” e “Fingindo Que Não Tá”. Na data do aniversário do santo junino, 24, toca no sudoeste, em Jequié e São Miguel das Matas. O São Pedro será em casa. Dia 26 fica em Petrolina (PE), dia 27 em Pindobaçú e fecha a trajetória junina em Aracajú (SE).

 Nas apresentações, destaque para a canção de trabalho “Deixe Amanhecer”. “Eu pensava em um trabalho que refletisse bem o meu momento agora, e as minhas canções que me trouxeram até esta página da minha vida. Então decidi registrar tudo em um show.” Para surpresa dos amantes do som feito por Gondim, o cantor “Paquera outros ritmos”. O reggae de Gilberto Gil, Lazzo Matumbi e Vincent Ford ganham um tempero nordestino nas canções “Do Jeito Que Seu Nego Gosta”, “No Woman No Cry” e “A Novidade”. Já o axé de Carlinhos Brown é homenageado da mesma forma com “Uma Brasileira”.

Um pouco de história:

Inspiração, admiração e paixão desde criança por Luiz Gonzaga. Não só por ter nascido em Salgueiro (PE), distante apenas 100 quilômetros de Exu, a terra do rei do baião, mas principalmente pelas suas canções, história de vida, cultura e amor pela música popular. É com estas características que Targino Gondim, criado na Bahia, mas precisamente na cidade de Juazeiro desde os dois anos de idade, faz jus a suas raízes.

Em 1999, o processo criativo e produtivo intenso resultaram em dois trabalhos, Esperando na Janela e As melhores deTargino Gondim. O mesmo aconteceu em 2006 com os lançamentos de Forró Pra Todo Lado e Belo Sertão. O CD/DVD, Simplesmente Assim, veio em 2009, mesmo ano em que foi lançado o tão esperado projeto Canções de Luiz, trabalho que lhe rendeu o prêmio de Melhor Cantor – categoria regional – no 21º Prêmio da Música Brasileira 2010 (antigo Prêmio TIM de Música).  Movido pelo romantismo, trouxe em 2011, o álbum Infinitamente, com canções apaixonadas e uma linguagem diferente. O CD teve como música de trabalho “Que Seja Lindo Esse Amor”, composta em parceria por Targino, Teninson Del Rey e Edu Casa Nova.

Outro destaque do trabalho foi a música Maria Minha, de Targino Gondim e Eliezer Setton. A música foi escolhida pelo mestre Gilberto Gil para compor o CD  e DVD Fé na Festa do artista. Esta é a segunda música que Targino compôs para Gil. A primeira foi Esperando na Janela (parceria com Manuca Almeida e Raimundinho do Acordeon), que na voz de Gil virou hit e contribuiu para alavancar de vez o forró tradicional por todo o Brasil e impulsionou o movimento universitário, já existente no sul e sudeste do país. Targino foi lançado no mercado nacional através do CD Dance Forró Mais Eu, em 2001. Em 2002, ainda com o apoio de Gilberto Gil, lançou um novo álbum Toca Pra Nós Dois.

Internacional

Durante turnê em Portugal, em novembro de 2007, Targino Gondim gravou especial para o canal – Música Brasil, exibido pela TVTEL da Rede Brasileira de Televisão Internacional (RBTI), para toda Europa. No especial, Targino contou com participação de Roberto Leal, cantor português que em 2002 também gravou o sucesso Esperando na Janela.

 Festival Internacional da Sanfona

Targino é o grande idealizador do I Festival Internacional da Sanfona, ao lado do seu parceiro Celso Carvalho. O evento reúne em Juazeiro (BA) os maiores acordeonistas do país e do exterior, em uma grande festa em torno do universo da sanfona.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *