
Um dos mais importantes trabalhos de Jorge Amado, vai estar em cena no palco do Centro de Cultura João Gilberto, CAPITÃES DA AREIA. O espetáculo retrata a vida de meninos de rua, moleques atrevidos, malandros, espertos, ladrões, carentes de afeto, e instrução. Alheios às leis ou ordens alguma, eram os donos de si mesmos, donos da Capital de Todos os Santos, na década de 30, os seus capitães. “Eram na verdade os donos da cidade. Os que a conheciam totalmente. Os que totalmente a amavam. Os seus poetas.”
Os Capitães, liderados por Pedro Bala, dormem num trapiche (armazém abandonado), e sempre ao deitar refletiam sobre as correrias, os furtos, as fugas, os planos para o próximo dia. Tinham a mente permeada por pensamentos de revolta, diante do abandono, do descaso ao qual eram acometidos, meninos sem pai, sem mãe, sem trabalho ou estudo algum, desconhecidos de dignidade, sem ninguém por eles. Dora, menina órfã de pais bexiguentos, é trazida ao bando dos Capitães da Areia, após conflitos sobre sua permanência no trapiche, é aceita, e torna-se a primeira “Capitã da Areia”, transforma-se também em uma espécie de mãe, irmã, anjo e santa.
Os Capitães da Areia – Pedro Bala, Dora, Professor, Boa Vida, Sem Pernas, João Grande, Volta-Seca, Almiro, Barandão são personagens que Jorge Amado um dia criou para habitarem eternamente na memória de seus leitores. E nesta adaptação teatral, homônima ao clássico literário, mais atual do que nunca, a história desses personagens imortais nos emociona e inspira-nos de maneira profunda.
Serviço
DIREÇÃO: DEVILLES
ADAPTAÇÃO PARA O TEATRO: ANTÔNIO CARLOS
REALIZAÇÃO: CIA 1º ATO
DIAS: 31 DE MARÇO E 1º DE ABRIL
HORÁRIO: 20:00HS
R$: 10,00
LOCAL: CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO