O blogQSP, na qualidade de convidado esteve durante esta terça-feira na capital dos baianos participando das comemorações do programa de rádio Conversa com Governador – canal de diálogo semanal com a comunidade baiana – chega ao número 200.

Na edição do programa comemorativo, Wagner agradeceu o apoio das emissoras e dos profissionais que retransmitem o programa e falou da importancia da marca de 200 Edições. Na ocasião foi homenageado o radialista Bonfinense, Manoel Canário, que por muitos anos, na era de ouro do rádio foi a voz do Repórter Esso na Bahia. Em depoimento ao BlogQSP, Manoel Canário falou de sua felicidade em estar sendo homenageado, e contou a história da chegada a Salvador, vindo de sua terra natal Senhor Bonfim.
Em seu discurso aos radialistas presentes, Wagner diz que lembra do primeiro programa gravado em outubro de 2007, na sede do Irdeb, “e agora a gente faz essa gravação diretamente do gabinete do governador. Tenho certeza de que nós, em 200 edições, passamos boas informações”. Na entrevista coletiva o governador destacou as medidas emergenciais do Estado para o enfrentamento aos efeitos da seca no interior da Bahia e destacou o encontro desta segunda-feira com o ministro Fernando Bezerra, que anunciou mais recursos para o atendimento às famílias que estão sofrendo com o período de estiagem.
Em resposta a pergunta do BlogQSP, o governador Jaques Wagner falou do impasse em Juazeiro, onde duas lideranças da base de sustentação de seu governo são pré-candidatos a prefeito, Joseph Bandeira PT, e o prefeito Isaac Carvalho PC do B, pré-candidato a reeleição.
Segundo o governador, as postulações são legitimas, “e, se se configurar a saída (pré-candidatura) de Joseph e Isaac aí seria o caso de mim manter equidistante”. A entrevista completa do governador estará na edição do programa Bastidores da Notícia, na rádio Tropical Sat, a partir das 7h da manhã.
Convênios – Jaques Wagner comenta sobre os efeitos da longa estiagem no semiárido baiano e cita o apoio do governo federal, por meio do Ministério da Integração Nacional, inclusive a assinatura de convênios com o ministro Fernando Bezerra destinando quase R$ 220 milhões para reforçar os projetos contra a seca na região. Ele enfatiza que a estiagem vem se configurando como a mais dura dos últimos 40 anos e tem causado problemas muitos graves.
“É preciso esclarecer à população que a seca não é só deste ano e se prorroga por três anos consecutivos”, afirma Wagner, acrescentando que nos últimos anos o governo estadual vem enfrentado o problema com medidas importantes como a construção das Adutora do Algodão, para levar água do Rio São Francisco para a região de Guanambi, e da Adutora do São Francisco, saindo do município de Xique-Xique para Irecê.
“Estamos tratando também a adutora de Pedras Altas, de Ponto Alto, para ampliar o abastecimento mais seguros a diversos municípios, beneficiando várias regiões, inclusive a agricultura familiar, que ainda perdeu plantações devido à seca”.
Obras estruturantes – O governador informa também que está pagando R$ 40 milhões a 67 mil famílias que tiveram a produção frustrada nas duas safras anteriores. Ele diz que o governo não tem descuidado do problema das obras estruturantes como a construção das grandes adutoras. Explica que ministro Fernando Bezerra garantiu ter empenhado o dinheiro para as obras de construção da barragem do Rio Pardo, “que vai perenizar e tranquilizar o abastecimento de água em Vitória da Conquista”.
O governador destaca ainda que está fazendo um esforço grande para acelerar a instalação de poços perfurados, que vão garantir água, principalmente, para o consumo humano e que esses projetos fazem parte do programa estadual Água para Todos, que, inclusive, inspirou programa nacional com o mesmo nome implantado pela presidente da República Dilma Rousseff. “Com o nosso programa já levamos água de qualidade para mais de quatro milhões e meio de baianos”.
Aniversário – Os 463 anos de Salvador também merece atenção especial de Jaques Wagner. “Meus parabéns verdadeiros para a cidade, nossa querida capital, a primeira do Brasil, e hoje a terceira maior do país, com quase três milhões de habitante”.
Ele afirma que nos últimos cinco anos, não somente no aniversário, o governo do Estado tem dado alguns presentes para Salvador – cidade que merece muito mais – e cita algumas obras como o Hospital do Subúrbio, a saída do Aeroporto, o Estádio de Pituaçu e, em construção, a Arena Fonte Nova.
“Podem estar certos que, além de tudo isso que eu citei, estamos preparando mais presentes para essa bela capital”.
(Ascom Gov. Bahia)
