UPAE DE PETROLINA (PE) CONSCIENTIZA POPULAÇÃO A RESPEITO DE CUIDADOS COM A DENGUE

blogqsp.UPAE SALGUEIRO
Com a chegada do período chuvoso, os casos de dengue costumam aumentar e deixar a população mais receosa.  Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgados recentemente mostraram que a doença está presente em 173 municípios de Pernambuco, a doença já contabilizou 22.324 casos notificados, até o dia 11 de abril, isso representa um aumento de 433,94% em relação ao mesmo período de 2014.
Apesar de Petrolina não esta inserida nas cidades com alta incidência da dengue, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) também registrou um aumento das notificações. O Núcleo de Epidemiologia registrou em abril 27 casos, em março 39, enquanto em janeiro e fevereiro foram 14 e 26 casos notificados respectivamente.

Os cuidados são bem conhecidos pela população, mas o alerta e as ações de conscientização devem ser permanentes. O Coordenador médico da UPA, Etiel Lins explica que em geral o diagnóstico da dengue é feito clinicamente, através do relato dos pacientes que chegam até as unidades de saúde e com o exame laboratorial. “Os sintomas da doença podem ser semelhantes aos de algumas viroses, como febre e dores nas articulações e podem vim associados com manchas na pele, vômitos ou falta de ar. É importante frisar que aos sentir os primeiros sintomas o paciente deve procurar um médico para ter a prescrição correta”, ressalta.
Combate – A orientação visa sempre ressaltar que  a população também pode contribuir com ações para evitar focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, mostrar os riscos da doença e também sobre a responsabilidade que toda a população tem com o controle da dengue.
Entre as dicas estão a de manter caixas d’água e tonéis fechados; colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas; Não deixar água acumulada de forma incorreta; Virar garrafas e latas velhas; Não deixar que as calhas d’água fiquem entupidas; Não deixar pneus expostos às chuvas.
Anne Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *