DIA NACIONAL DO CHORINHO É COMEMORADO EM JUAZEIRO

blogqsp.Silas França em CasaO pátio do Museu Regional do São Francisco, escolhido para ser palco da homenagem ao Dia Nacional do Choro em Juazeiro, vai receber admiradores, artistas e curiosos nesta quinta-feira, 23, às 17 horas, para numa “roda de choro” prestar homenagens ao mestre Pixinguinha, e ao gênero brasileiro que até hoje une gerações, como é o caso da família do jovem músico Silas França, organizador do evento, que tem toda uma história com a música, passada de geração a geração.

A roda de choro vai contar com instrumentos como o acordeon, cavaquinho, pandeiro, violões, trompete, percussão, entre outros. Segundo Silas, a roda será composta por 7 músicos que o acompanharão na homenagem. O músico que tem composições próprias na área instrumental comandará a roda tocando acordeon, que segundo ele, é o primeiro instrumento de choro. “Eu sou um solista, quem vai comandar toda a orquestra é a sanfona”, disse.

De acordo com Silas França, os músicos convidados para a “roda de choro”, entre eles, o seu pai, Jaaciel Barbosa – violão 6 cordas e cavaquinho, e mais Zé Wilson – violão 7 cordas; Gildinho – trompete, Mundinho (da dupla Neto & Mundinho) no pandeiro, “entre outros nomes de nossa música, estarão nos acompanhando nessa homenagem”, completou. O músico lembra ainda que o evento terá a participação de músicos da “Jam no João”, que logo após a apresentação no Museu Regional, estarão também homenageando o Chorinho, na Jam que é realizada todas as quintas no Centro de Cultura João Gilberto.

O Dia Nacional do Choro é comemorado pela primeira vez em Juazeiro, numa iniciativa do músico, pesquisador e estudante de história, Silas França, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura e Juventude (SECJU).

Segundo Silas, por ser estudante de história, influência do pai que é professor de história e teólogo, todo o seu trabalho sobre a música, principalmente o chorinho, é fruto de muita pesquisa, “e da história da minha família com a música”, disse, revelando que realizar esse evento no Museu do São Francisco, não foi uma ideia aleatória, foi proposital. “Juntando o antigo com o novo, exemplo disso, é um jovem de brinco na orelha, entre tantos outros de minha geração e que admiram a boa música, e que conhecem a história e valorizam o que é nosso”, destacou, agradecendo ao poder público pelo apoio, através do secretário Donizete Menezes, e a Rosy Costa, diretora do Museu Regional do São Francisco, que abraçou a ideia.

Programação 

“Dia Nacional do Chorinho”

Dia: 23 de abril

Horário: 17 horas

Local: Museu Regional do São Francisco

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *