IV CONFEMMA apresenta propostas de melhorias ambientais para Juazeiro

“Um momento único de integração da sociedade e poderes constituídos em prol da preservação ambiental”, foi uma das frases mais utilizadas pelos participantes da IV Conferência Municipal de Meio Ambiente (IV CONFEMMA), plenária realizada nesta quarta-feira (14), no auditório da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Juazeiro.

Com o objetivo de ampliar a reflexão e debate sobre as problemáticas e os desafios impostos à área socioambiental, o evento reuniu centenas de pessoas dentre estudantes, representantes de instituições e sociedade civil. De acordo com os organizadores, o município de Juazeiro desde a convocação das primeiras conferências nacionais, estaduais e territoriais, tem se mobilizado, participado e contribuído com a organização das mesmas.

“Este ano tivemos a oportunidade e o desafio de continuar criando espaços de discussões, debates e proposições para que todos assumam responsabilidades e atitudes positivas na construção de uma ponte rumo à integração das políticas de meio ambiente, recursos hídricos e ao desenvolvimento sustentável, cujo ponto de partida seja nosso município, o nosso local de trabalho, a nossa comunidade. Enfim a nossa casa”, disse o técnico da SEADRUMA e organizador do evento, Ademir Fernandes.

A IV CONFEMMA foi iniciada com a exibição de um vídeo sobre responsabilidade compartilhada em consonância com o meio ambiente em seus mais variados aspectos. Em seguida um grupo de estudantes das escolas municipais – Normal e Paulo VI, apresentaram o discurso lido por crianças da Organização das Crianças em Defesa do Meio Ambiente (ECO) durante a conferência da ONU em 1992. O conteúdo relatava a preocupação e inconformidade das mesmas em relação aos maus tratos do homem perante a natureza.

Seguindo a programação, o professor Josemar Pinzoh proferiu palestra sobre a Integração das Políticas de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos em Juazeiro; e sobre o Fortalecimento da Educação Ambiental e do exercício da cidadania. “Optei por apresentar o moderno sistema de aterro sanitário, utilizado na cidade do Porto em Portugal, e como eles fazem o tratamento do lixo – um contraste ao utilizado no Brasil. Acredito que a maior urgência é garantir ações reais, como planejamento e organização do ambiente físico; pois se isso for resolvido, resolverá todos os problemas, inclusive os de recursos hídricos que estão em cadeia”, destacou.

Durante a tarde os cinco grupos de trabalho formados na CONFEMMA discutiram os eixos temáticos que deverão ser abordados nas etapas territorial (12 de abril em Juazeiro) e estadual (no mês de julho em Salvador). Em seguida as propostas elaboradas pelos grupos foram apresentadas na plenária final, que resultou em 20 diretrizes solicitando melhorias para o município.

“As discussões foram de grande importância na busca de melhorias para a área ambiental do município. Vamos encaminhar todas as propostas aprovadas pelas equipes para serem apresentadas na conferência estadual, e acredito que com esforço e união de todos envolvidos podemos alcançar bons resultados”, afirmou o Secretário de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Agnaldo Meira.

A IV CONFEMMA foi uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da SEADRUMA, e contou com o apoio da Comissão Organizadora Municipal composta pelo IBAMA, Instituto IDEA, Curtume Campelo, CIPE/Caatinga da Polícia Militar, INEMA, Direc 15, EBDA, SESAU/Vigilância Sanitária, SESP, DTCS/UNEB, UAVS, Pastoral da Mulher, IRPAA, APLADE/PMJ, IGEMA, SAAE, CODEVASF, Câmara Municipal, SEADRUMA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, SEDUR, REABA, CIEA-BA e SEDUC; e colaboração de outras instituições.

(Ascom PMJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *