SAÚDE DE JUAZEIRO RECEPCIONA NOVOS MÉDICOS RESIDENTES QUE ATUARÃO NA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA

blogqsp.PERMUSF Saúde.Juazeiro

Na manhã desta quarta-feira (25), a Secretaria de Saúde Juazeiro, através do Setor de Atenção Básica do município, recebeu novos médicos residentes que fazem parte do Programa Estadual de Residência Multiprofissional Regionalizado em Saúde da Família – PERMUSF.  O programa abrange profissionais das seguintes especialidades: enfermagem; nutrição; psicologia, e serviço social.

O Programa está voltado para a área prioritária da Atenção Básica cujo foco é a formação de profissionais para atuarem nas equipes de apoio básico à estratégia de Saúde da Família. Nesse sentido, está pautado em políticas públicas de saúde que priorizam a integralidade do cuidado com base territorial, com vistas ao fortalecimento da rede de Atenção Primária.

Os residentes desenvolverão suas atividades no período de 24 meses em regime de dedicação exclusiva, com carga horária semanal de 60 (sessenta) horas, dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do  município e receberão uma bolsa do Ministério da Saúde. A secretaria apresentou aos residentes a rede de atenção básica de Juazeiro.

Amélia Carreiro, diretora da Atenção Básica, deu as boas vindas aos servidores e destacou que essa parceria fortalece as ações que vêm sendo feitas na área da saúde, além de ampliar as possibilidades para a qualificação assistencial do Sistema de Saúde Pública de Juazeiro. “Queremos dar as boas vindas a esta nova turma que se inicia no programa de residência médica da PERMUSF, aqui em Juazeiro. Vocês terão a oportunidade de conhecer a nossa realidade de saúde. Isso ajudará a formar profissionais que compreendam a Saúde como um todo e que, consequentemente, terão consciência da importância da Rede de Saúde e de sua integração”, afirma.

De acordo com Mário Machado, superintendente de Regulação, Humanização e Promoção à Saúde, o programa de residência é mais um recurso para incentivar que o médico permaneça vinculado aos hospitais e unidades de Saúde da cidade. “Temos o maior interesse de que esses profissionais concluam sua formação e continuem trabalhando conosco, se tornem médicos da nossa rede. Isso seria um ganho para todos”, ressalta.

Por Daniela Duarte/SESAU

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *