Em reunião realizada ontem (12), na superintendência da Codevasf, em Juazeiro, produtores, representantes sindicais e empresas que atuam nos perímetros irrigados do Sistema Itaparica, se uniram para cobrar providencias que resultem em soluções que evitem o colapso total do perímetro.
De acordo com os produtores a situação é insustentável, e só para exemplificar, informaram que em função da falta de pagamentos, já foram emitidos, por parte da concessionária, avisos de corte de energia do perímetro e encerrados contratos de assistência técnica, deixando os produtores sem qualquer suporte.
Informações dão conta que os atrasos relacionados aos contratos de prestação de serviços, ocorrem desde junho do ano passado, causando transtornos e colocando todos, inclusive as empresas que atuam no setor, em dificuldades.
O Sistema Itaparica, concebido numa parceria entre a Chesf e a Codevasf, deu à Codevasf a responsabilidade de cuidar da operação e manutenção das infra-estruturas de irrigação e drenagem do Perímetro, mas a CODEVASF vem tendo dificuldades em honrar pagamentos em razão de falta de repasses do Governo Federal.
Os perímetros irrigados do Sistema Itaparica abastecem mais de seis mil famílias de produtores rurais, que estão vivendo momentos de apreensão em função da falta dos repasses.
