Home / Ação Social / JUAZEIRO FINALIZA AS 11 TURMAS DO PROJETO CAMINHOS DO CUIDADO E DISPONIBILIZA CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

JUAZEIRO FINALIZA AS 11 TURMAS DO PROJETO CAMINHOS DO CUIDADO E DISPONIBILIZA CERTIFICADO DE CONCLUSÃO

blogqs.reuniãosaúdejuazeiro

A prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria da Saúde finalizou as 11 turmas do Projeto ‘Caminhos do Cuidado’.

O curso, que teve início em abril de 2014 e finalizou em dezembro, contemplou aproximadamente 440 profissionais. O projeto é uma proposta de qualificação nacional para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da atenção básica que têm como objetivo trabalhar a humanização dos serviços, atendimento e qualidade de saúde para com os usuários de “Saúde Mental, crack, álcool e outras drogas”, visando à reintegração social e cidadania desses pacientes.

A iniciativa conta com a parceria do Ministério da Saúde e do Governo da Bahia. Todos os ACS e técnicos de enfermagem puderam repensar suas práticas profissionais através do curso, trocar experiências e conhecimentos, nesse sentido, espera-se que os profissionais capacitados  estejam mais qualificados, ampliando as possibilidades de intervenção em saúde, especialmente na interface entre Saúde Mental e Atenção Básica.

Para a Psicóloga e tutora educacional, Carla Lorena Pesqueira, foi uma experiência motivadora, produtiva e válida para a transformação do ser humano enquanto ser social e profissional.  “Os agentes e técnicos trouxeram vários casos que foram trabalhados no decorrer do curso e a maneira de ver o cidadão com dependência química, foi sendo percebida de outros modos, onde o preconceito ficou afastado”, ressaltou.

A secretaria de saúde informa a todos os profissionais que participaram do curso que os certificados já estão disponíveis no site do Projeto: http://www.caminhosdocuidado.org/espaco-do-aluno/ e o material complementar (bolsas, camisas e canetas), para quem não recebeu por conta do processo eleitoral, também já se encontra na secretaria de saúde no setor de Humanização e Educação Permanente.

Daniela Duarte/SESAU

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *