Funcionários do SAAE participam de palestra sobre segurança do trabalho

Mais do que uma obrigação legal, prevenir acidente e doenças do trabalho é um importante fator de diferenciação com influência na rentabilidade e na sustentabilidade das empresas. Foi com esse intuito, que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE realizou na manhã desta sexta-feira (10), uma palestra sobre proteção auditiva, alcoolismo e tabagismo.

O curso teve como objetivo a divulgação do conhecimento relacionado à segurança do trabalho, avaliando e controlando as situações de risco, prevenindo acidentes na empresa, identificando os equipamentos de proteção individual, e manuseio de máquinas. Participaram do evento funcionários do órgão. E teve como palestrantes a enfermeira do trabalho do Sesi, Celene Kesterng e a técnica em segurança do trabalho, Roselaini Santos.

De acordo com a enfermeira do trabalho do Sesi, Celene Kesterng, no Brasil as empresas perde mais dias de trabalho com doenças crônicas e não transmissíveis do que com doenças ocupacionais ou acidente de trabalho. “Os hábitos dos funcionários interferem na produtividade da empresa, então se eles têm uma qualidade de vida boa, consequentemente seu rendimento no trabalho será outro. Tem sido verificado que doenças como diabetes, pressão alta, são provocadas por diversos fatores, entre eles má alimentação, sedentarismo, alcoolismo e tabagismo”, explicou Celene.

“Os trabalhadores são contratados na empresa totalmente leigos. E essas palestras têm uma importância muito relevante, porque é através dela que os funcionários podem conhecer e entender os equipamentos que serão utilizados por eles mesmos. Como também, muitos aproveitam a oportunidade para tirar dúvidas. Proteção e segurança têm que andar alinhados e juntos para que o rendimento do trabalhador seja muito eficaz para a empresa”, ressaltou a técnica em segurança do trabalho do Sesi, Roselaini Santos.

Para o operador de bomba do bairro Jardim Primavera, Charles Ferreira, é muito importante que o SAAE promova semestralmente estas palestras para os servidores. “Pela primeira vez participo de uma palestra sobre segurança do trabalho, achei muito interessante e atendeu minhas expectativas. Mecho com bombas todos os dias e sei que agora tenho que utilizar meu protetor auricular, até porque se eu não usar, agora sei que pode me causar surdez”, falou Charles.

“Reciclar é sempre um ponto positivo tanto para órgão, mas principalmente para nós funcionários. Essas palestras não só me ajudam na minha vida profissional, mas como também na minha vida pessoal. Atuo no atendimento ao público, passo muito tempo atendendo telefone e por isso sei que agora eu tenho maneiras de como me cuidar e que no futuro eu não venha ter problemas de audição”, disse a telefonista do setor de atendimento de esgoto, Siniria Tereza.

(Ascom PMJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *