Representando o prefeito Isaac Carvalho, o secretário de Agricultura de Juazeiro, Agnaldo Meira participou na manhã desta quarta-feira (8), no auditório da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), em Juazeiro, da abertura do Curso Básico de Defesa Civil (CBDC), promovido pela Coordenação Estadual de Defesa Civil (CORDEC) e direcionado aos agentes dos municípios de Jaguarari, Senhor do Bonfim, Filadélfia, Remanso, Casa Nova, Curaçá, Sobradinho, Campo Formoso, Andorinha, Uauá e Juazeiro.
Com duração de três dias, a capacitação tem por objetivo preparar os agentes e técnicos para o desenvolvimento de ações preventivas, educativas e de redução de riscos e desastres. “O curso partiu de uma necessidade de identificar as principais carências que cada município apresenta. Iremos promover um dialogo com as instituições para proporcionar departamentos mais organizados, estruturados e aptos a trabalhar na prevenção de desastres de qualquer ordem”, informou Salvador Brito coordenador executivo da CORDEC.
O curso que pretende transmitir conhecimento para garantir a organização e funcionamento da Comissão Municipal de Defesa Civil – COMDEC e capacitar os agentes e técnicos municipais para realizar atividades integradas ao Sistema Estadual e Nacional de Defesa Civil, contou com a participação dos prefeitos de Senhor do Bonfim, Paulo Machado; de Curaçá, Salvador Lopes; de Jaguarari, Antonio Ferreira; o representante do legislativo de Juazeiro, o vereador Mitonho Vargas; dentre outros.
Segundo o representante do legislativo, a capacitação irá viabilizar ações estruturantes para aperfeiçoar os trabalhos realizados nos municípios. “O legislativo é parceiro do poder executivo em Juazeiro, e acredito que esse curso vai abrilhantar ainda mais os trabalhos desenvolvidos aqui, além é claro de proporcionar uma aproximação ainda maior do estado com os municípios envolvidos através dos consócios, nos fortificando cada vez mais”, destacou Mitonho.
De acordo com secretário Agnaldo Meira, algumas ações já estão sendo efetivadas para minimizar tanto a questão da cheia do Rio São Francisco, decorrente das chuvas de Minas Gerais, como a estiagem que assola a nossa região. “Estivemos reunidos nesta terça-feira (7) com representantes da Chesf e ficou definido que a partir das 00h, dessa sexta-feira, as comportas da barragem de Sobradinho irão liberar 3 mil m³/s de água para minimizar a cheia do rio, já em relação a operação pipa, o município de Juazeiro está disponibilizando 10 carros pipa e o Ministério da Integração através do exercito 28 carros para atender a zona rural; além é claro, do programa do governo federal Água para Todos que beneficiará e muito a nossa região e já apresenta 90% das obras concluídas”, explicou.
(Lene Radina – Ascom Juazeiro)