SHOW DA CONSCIÊNCIA NEGRA MOSTRA CULTURA E BELEZA DA NEGRITUDE JUAZEIRENSE

blogqsp-capoeiraCentenas de pessoas foram prestigiar na Rua da 28 de Setembro, o Show da Consciência Negra, marcando o encerramento do Novembro Negro, em Juazeiro. O público teve a oportunidade de apreciar o afoxé, a capoeira, a beleza dos modelos negros da periferia da cidade, o balé afro e apresentações de bandas locais, como Sóda Solta.

Antes de começar o tão esperado desfile de moda afro, com a coleção da estilista de Salvador, Madá Negrif, o Samba de Veio do Rodoadouro e o Balé Afro abrilhantaram a noite. Com aplausos e gritos do público, ao som do DJ Jocélio Belo, os modelos selecionados nos bairros da periferia da cidade, mostraram a beleza da negritude e a coleção da marca Negrif.

“Uma festa linda, onde a comunidade negra da cidade esta reunida para comemorar as nossas lutas e conquistas. Adorei o desfile, quantas negras e negros lindos da periferia desfilaram hoje aqui. A Prefeitura está de parabéns”, disse a estudante Ingrid Souza.

O prefeito Isaac Carvalho, acompanhado por secretários e assessores, prestigiou o evento e parabenizou a equipe da gerencia de Diversidade da SEDIS. “A Prefeitura encerra as comemorações do Novembro Negro em grande estilo. O nosso Governo tem aberto discussões importantes sobre a promoção da igualdade racial, buscando a parceria das universidades, das escolas, do Conselho Municipal da Igualdade Racial – COMPIR, das comunidades de terreiro. Este ano, o evento teve uma extensa programação com a participação efetiva da população, e isso nos deixa satisfeito com o trabalho das nossas equipes da SEDIS, SECJU e SEDUC”, evidenciou o prefeito.

O Afoxé Filhos Zaze agitou o público ao som dos atabaques e com a dança afro, dos bailarinos do grupo. Logo depois houve apresentação da capoeira de angola, de um grupo de Salvador.

A diretora da UNEB, Márcia Guena, destacou a importância da participação das universidades no evento. “Realizamos o Seminário Raça, Racismo e Mídia, Amostra de Cinema Negro, palestras, oficinas onde tivemos oportunidade de discutir com a população e estudantes sobre a história, as lutas e conquistas dos negros. Agradecemos e parabenizamos a Prefeitura pela parceria”, disse Márcia Guena.

“Gostaria de agradecer as secretarias de Cultura e Juventude (SECJU), de Educação e Esporte (SEDUC), ao COMPIR, CESOL, UNEB, UNIVASF, as comunidades de terreiro, e em especial a equipe da gerencia de Diversidade da SEDIS pelo empenho na realização do Novembro Negro”, ressaltou a secretária de Desenvolvimento e Igualdade Social – SEDIS, Célia Regina Carvalho.

 A banda Sóda Solta encerrou o Show da Consciência Negra fazendo o público dançar até a madrugada da sexta-feira (05).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *