EBDA COMEMORA DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA COM DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES EM COMUNIDADE QUILOMBOLA

blogqspconsciencianegraA Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA),vinculada a secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), vai comemorar o dia Nacional da Consciência Negra, celebrado na próxima quinta-feira (20), na Comunidade Quilombola Fazenda Porteiras, no município de Entre Rios, com a distribuição de sementes e mudas e entrega de materiais e incrementos agrícolas.
O evento aconteceu nesta terça-feira (18), e contou a parceria da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR).
Desde 2007, a EBDA vem promovendo a inclusão cidadã e produtiva de famílias remanescentes de quilombos, em todo o estado, por meio do serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Atualmente, mais de sete mil famílias quilombolas são assistidas pela EBDA, tendo acesso à Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), um dos mais importantes instrumentos de ingresso nas políticas públicas.
“As famílias quilombolas começaram a ter mais acesso às políticas publicas, que antes não tinham. Graças a essas políticas públicas, as famílias que vivem, sobretudo, na região do semiárido, nos últimos dois anos, não sofreram tanto com os efeitos da estiagem”, afirma a gerente regional da EBDA em Bom Jesus da Lapa, Ivani Pereira.
O vice-presidente da Associação Quilombola da Fazenda Porteiras, Ronaldo Sousa Rocha, reconhece os benefícios que a comunidade passou a ter através das políticas públicas. “Temos facilidade de comprar ração e ter acesso ao conhecimento mais profundo da agricultura, pecuária e até apicultura. Hoje temos mecanismos e isso dá um ânimo melhor para nos manter na terra”, declara.
Na comunidade de Bebedouro, em Campo Formoso, semiárido do norte baiano, a moradora da Comunidade Quilombola de Bebedouro, Luciane Santos, é uma das agricultoras familiares que conseguiram melhorar de vida. Com o fomento que recebeu do Plano Brasil Sem Miséria, a agricultora montou uma lanchonete e planta pimentão e pimenta com orientação da EBDA. “Os técnicos me incentivam a plantar de forma orgânica. O que eu produzo dá pra vender aqui no povoado e até na Ceasa de Juazeiro”, comemora.
O município de Campo Formoso vai comemorar o Dia da Consciência Negra nos dias 28 e 29 de novembro, por iniciativa da Associação de Produtores Rurais Quilombolas da Comunidade de Bebedouro. O evento, intitulado I Fórum dos Remanescentes Quilombolas da Comunidade de Bebedouro, contará com a participação da EBDA, Secretaria Municipal de Saúde e Universidade do Estado da Bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *