CAPS Infantil ajuda a melhorar atendimento psicossocial em Petrolina

Voltado para o atendimento de crianças e adolescentes menores de 18 anos, o Centro de Atendimento Psicossocial Infantil (CAPSi) de Petrolina é o único do tipo instalado no Sertão pernambucano. O serviço é dedicado ao tratamento de pacientes com transtornos mentais, como psicoses, neuroses e o autismo, ou transtornos decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas.

Uma equipe formada por médico psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, pedagogo, assistente social, técnico de enfermagem e uma recreadora acolhem as crianças e adolescentes que chegam ao centro por demanda espontânea ou encaminhada pelas unidades de saúde e também por outros setores, tais como Ministério Público e Conselho Tutelar. “Qualquer pessoa pode procurar o CAPSi. Aqui, nós ouvimos as queixas trazidas pelos responsáveis e realizamos uma triagem para identificar se o usuário realmente precisa ser tratado no Centro. Após o diagnóstico, elaboramos um projeto terapêutico para trabalhar com esse paciente”, explicou a Coordenadora do serviço, Poliana Moreira.

Para a aposentada Maria Silvana da Costa, a implantação do CAPSi em Petrolina representa um alívio. “Meu filho faz tratamento aqui há três meses e já melhorou muito. Antes, ele era muito agressivo, mas agora está mais calmo, obedece. Eu não tenho do que reclamar, eu e o meu filho somos bem recebidos por toda a equipe”, enfatizou. A unidade, inaugurada em setembro do ano passado, já conta com 98 crianças e adolescentes cadastradas para tratamento.

As crianças e adolescentes inscritos no CAPSi passam por atendimento médico e psicológico, recebem orientação, medicamentos, participam de oficinas terapêuticas, atividades de inserção social e atividades lúdicas, através das quais as crianças aprendem noções de regras e limites. O serviço realiza ainda visitas domiciliares aos pacientes e faz o acompanhamento das famílias dos pacientes.

O CAPSi fica localizado à Rua da Canafístula, 225 – Areia Branca.

(Eneida Trindade – Ascom Petrolina)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *