PESQUISAS DESENVOLVIDAS POR ESTUDANTES DO CAMPUS III FORAM DESTAQUES NA JORNADA CIENTÍFICA DA UNEB

blogqspuneb1Experimentos produzidos por cinco bolsistas do curso de Engenharia Agronômica da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, interior do Estado, foram destaques na 18° Jornada de Iniciação Cientifica (IC), que aconteceu de 14 a 16 de outubro no Campus I, em Salvador. As pesquisas concorreram na área de Ciências Agrárias e foram desenvolvidos no Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS).

Nesta edição, os estudantes também participaram de conferências e oficinas que trataram de assuntos ligados ao futuro da pesquisa como conduta responsável e submissão de projetos ao Comitê de Ética.

Um dos trabalhos apresentados na jornada e que obteve destaque foi a pesquisa que consiste em avaliar bactérias que vão nodular e fixar nitrogênio no feijão Caupi, conhecido popularmente, no Nordeste, como feijão de corda. O experimento foi desenvolvido pela estudante do curso de Engenharia Agronômica da Uneb Xênia Bastos de Oliveira.

A pesquisa foi realizada durante um ano na Casa de Vegetação do DTCS e obteve a primeira colocação na área de ciências agrárias da jornada de IC. “Durante o encontro, bons trabalhos de todos os Campi da Uneb foram apresentados e esses experimentos dão suporte para nós estudantes que tem interesse em participar do programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal”, explicou a estudante.

Os experimentos dos bolsistas do Centro de Agroecologia, Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável (CAERDES), Gilmário Norberto de Souza e Natalie Moura Costa Silva também foram expostos durante o evento em Salvador. A pesquisa do estudante da Uneb analisou o desempenho do milho (Zea mays) submetido a diferentes doses de biofertilizantes como esterco caprino, cinzas e pó de rocha MB4. Já a bolsista Natalie Moura Costa Silva procurou investigar o desenvolvimento, em cultivo orgânico, do quiabo (Abelmoschus esculentus),analisando três espécies da cultura: o quiabo amarelinho, o mauá e Santa Cruz 47. De acordo com a estudante, a pesquisa foi realizada com espécies que melhor se adaptam as condições ambientais da região e que tem maior produtividade comercial. Para ela, a apresentação dessa pesquisa durante a jornada foi importante por possibilitar a divulgação de trabalhos que estão sendo produzidos em beneficio do pequeno agricultor.

A pesquisa Produtividade de Cultivares da Cebola Submetidos a Diferentes Níveis de Água no Solo também foi destaque durante a IC.O experimento foi desenvolvido pelo estudante Adheilton Rogers de Carvalho no DTCS e avaliou o manejo adequado da água na irrigação do solo na cultura da cebola. “A participação dos alunos na Jornada Científica é o primeiro passo para se tornar um pesquisador, pois podemos pôr em prática, nesses projetos, o conhecimento apreendido em sala de aula”, explicou o aluno.
De acordo com o diretor do DTCS e professor da Uneb Jairton Fraga Araújo, participar de projetos de pesquisa possibilita ao aluno o primeiro contato com a ciência principalmente para aqueles que pretendem ingressar em um programa de mestrado ou doutorado.

“O DTCS é um dos departamentos que mais se destaca pelo elevado número de bolsitas que participam da IC e pela qualidade dos trabalhos que são apresentados. Durante as pesquisas, os estudantes aprendem a construir uma metodologia de como operar atividades em campo, redigem um relatório parcial da pesquisa e um resumo e dão um tratamento estatístico ao projeto. Esse trabalho pode se tornar um artigo e futuramente ser publicado em uma revista científica e facilita a entrada desses alunos em programas de pós-graduação”, destacou o diretor.

Foram submetidos na 18° Jornada de Iniciação Cientifica 45 trabalhos do DTCS nas áreas de Ciências Agrárias e Biológicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *