Poesia e cinema em debate na 5ª edição do Vale Curtas

Poesia e cinema em debate na 5ª edição do Vale Curtas

A 5ª edição do Vale Curtas – Festival Nacional de Curtas Metragens do Vale do São Francisco, abre espaço nesta sexta-feira (13), a partir das 14h na Biblioteca da Univasf, Campus de Petrolina para um bate-papo em torno do tema Cinema & Poesia. O encontro começa com a exibição de três curtas-metragens ( Miró, preto, pobre e periférico; Clandestina Felicidade e Patrícia), e após a leitura de alguns poemas, o público poderá interagir numa conversa aberta com as participações do professor de literatura, Vlader Nobre e da cineasta Clara Angélica, diretora do curta Patrícia, que faz parte do projeto Olhares sobre Lilith, da poeta pernambucana Cida Pedrosa.

A 5ª edição do Vale Curtas, evento que abre o calendário nacional de festivais de cinema, começou na última sexta-feira (06), com a proposta Cinema nos Bairros de Petrolina (Vila Marcela, Vale do Grande Rio e João de Deus), e a mostra “26 documentários de 26 minutos dos 26 territórios da Bahia”, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA. No sábado (07), o diretor, produtor e orientador de atores Rutilio de Oliveira deu início a oficina Atuação para Audiovisual que aconteceu até o dia 10.

Com toda programação gratuita, o Vale Curtas prossegue nesta sexta-feira (13), às 20h no circo armado na Orla de Petrolina, com a exibição do último bloco da mostra competitiva nacional, apresentando 09 filmes dos 183 curtas inscritos no festival. No sábado, ainda na Univasf, o Encontro de Realizadores de Festivais e Mostras de Cinema -PEBA, vai fazer às 15h um balanço dos festivais em Pernambuco e Bahia.

No outro lado do rio, o Centro de Cultura João Gilberto continua a apresentação de “26 documentários de 26 minutos dos 26 territórios da Bahia” nesta sexta (31). No sábado (14), uma festa para convidados em meio às águas do rio São Francisco encerra O Vale Curtas a partir das 21h com a premiação de R$ 15 mil entre os curtas-metragens selecionados. “Esta iniciativa somente foi possível após a provação do festival no 4ª Edital de Fomento ao Audivisual de Pernambuco, FUNDARPE/Sec. de Cultura de Pernambuco”, segundo o coordenador do evento Chico Egídio.

No próximo mês de março (01 e 02), os municípios pernambucanos de Trindade e Lagoa Grande conferem a mostra intinerante com a retrospectiva da 5ª edição do festival Vale Curtas. O Vale Curtas é realizado pela Associação Cultural Artística e Social Raízes com a produção executiva da Alegria Alegria Produções. Nesta 5ª edição contou com apoio da TV Grande Rio, Restaurante Flor de Mandacaru, Centro Educacional Vivência, Audisom, Univasf, TV São Francisco e Prefeitura de Petrolina.

(Clas Comunicação)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *