Lucia Giesta apresenta ações da saúde em Petrolina

Lucia GiestaInicialmente, a secretária respondeu aos questionamentos dos ouvintes que estavam atentos ao programa e procuravam informações sobre a realização de exames específicos, que já estão sendo realizados com frequência no município e sobre a implantação de uma AME no Jardim Amazonas. Na ocasião, o presidente da Associação de Moradores do bairro, Manoel Messias, agradeceu a gestão pelos investimentos realizados na comunidade, principalmente, na área de saúde bucal, e enfatizou que a gestora foi escolhida como destaque pelos moradores da localidade, pelas benfeitorias que vem realizando.

“É bom ter esse retorno da população, saber que o trabalho que estamos desenvolvendo juntamente com o prefeito Julio Lossio está gerando resultados positivos e que somos reconhecidos por tais atitudes. Aproveito para comunicar a população que, recentemente, tivemos oito projetos de AMEs aprovados. As unidades serão construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Ministério da Saúde, com contrapartida do município. No projeto está incluída a Unidade Gaudêncio Nascimento, no Jardim Amazonas”, esclareceu.

 

Números – Lúcia Giesta mencionou ainda os números da APS, destacando que o quantitativo de médicos foi ampliado de 34 para 61 em toda a estrutura da APS, atendendo a 45 Unidades Primárias de Saúde do município de Petrolina. Em relação às consultas médicas, foram realizadas mais de 137 mil atendimentos, fora os prestados por enfermeiros, cirurgiões dentistas, técnicos de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde. Foram realizadas mais de 23 mil consultas de pré-natal.

 

“Os dados acerca do pré-natal são importantes porque mostram a preocupação do governo Julio Lossio em diminuir os índices de mortalidade infantil. Em 2007, o coeficiente de mortalidade infantil era de 30,8 para cada 1.000 nascidos vivos. Já em 2010, dados preliminares revelam uma redução desse número para 17,6. Através das diretorias de vigilância e atenção à saúde, continuaremos intensificando nossos trabalhos e esforços para reduzir ainda mais estes números”, explica Lúcia Giesta.

 

A secretária de saúde comentou sobre a decisão acertada em relação a parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) para administrar o Hospital de Urgências e Traumas (HUT) e sobre a recondução do Hospital Dom Malan para o Estado de Pernambuco, já que é um hospital regional. “Fizemos mudanças no setor da saúde, estamos direcionando toda a nossa atenção para essa área e seguindo o caminho certo. Como exemplos disso, podemos citar a AME e o Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade que tem duração de dois anos”, finalizou.

 

Texto: Taisa Alencar

Foto: Farnesio

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Petrolina

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *