
Pernambuco 247 – A última rodada de pesquisas realizada pelo Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau (IPMN) aponta que o candidato ao Senado pelo PSB, o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho, está seis pontos percentuais à frente do deputado federal João Paulo (PT). Segundo o estudo, FBC registra 35% das intenções de voto, contra 29% de João Paulo. A candidata do PSTU, Simone Fontana, aparece com 1%.
Na corrida pelo Senado, FBC começou a disputa com apenas 13% das intenções de voto. No mesmo período, o petista João Paulo possuía 30% da preferência do eleitorado pernambucano. A situação começou a mudar em setembro, quando o ex-ministro começou a subir nas pesquisas eleitorais. No final do mês, FBC ultrapassou o petista e, agora, parece ter consolidado a sua liderança.
De acordo com a pesquisa IPMN, divulgada pelo Jornal do Commercio em parceria com o portal Leia Já, levando em consideração apenas os votos válidos, FBC seria eleito com 54%, contra 44% do petista.
Por meio de nota enviada ao Blog do Jamildo, a coordenação e campanha de João Paulo questionou a pesquisa e pontuou que o estudo é uma tentativa de “manipulação eleitoral”. Segundo a nota, as últimas pesquisas realizadas “pelos institutos Ibope, Datafolha e Vox Populi, apontam a liderança de João Paulo na corrida pelo Senado. Na última pesquisa Ibope, divulgada nesta quarta-feira (1), João Paulo aparece na liderança com 36% das intenções de voto.
A pesquisa IPMN ouviu 2.480 eleitores entre os dias 29 e 30 de setembro O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.