Segurança familiar, conforto e dignidade são alguns dos fatores que levam milhões de brasileiros a sonharem com a conquista da casa própria. Juntos há nove anos, a jornalista Thalita Bezerra e o assistente administrativo Severino Thomaz de Aquino estão na expectativa para receber as chaves do novo apartamento.
Em poucos meses o casal de noivos vai alterar o estado civil e também passará a compor o crescente percentual da população que já adquiriu o próprio imóvel. Como aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve crescimento de 5,7% no número de domicílios em aquisição no período entre 2012 e 2013, com destaque para a região Nordeste.
Com planejamento financeiro, Thalita e o noivo optaram pelo financiamento de um apartamento duplex, localizado em condomínio fechado com estrutura de lazer. “O processo de compra foi muito rápido, sem burocracia e desde quando assinamos os papeis a felicidade reina em nossas vidas.
É gratificante saber que nossos esforços estão sendo compensados, agora sim podemos construir uma família e futuramente ter os nossos filhos. Estamos felizes e bastante ansiosos”, revela a jornalista.
De acordo com a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal, o crescimento da renda da população, a redução dos juros, maior acesso aos financiamentos e a existência de programas como o Minha Casa, Minha Vida contribuem para que as famílias brasileiras apostem mais na compra da casa própria. Dados da agência bancária mostram que em Juazeiro e Petrolina a média de financiamentos é de 7.500 por ano e a contratação de financiamentos cresce entre 25% e 30% ao ano nessas cidades. As pessoas que buscam a linha de crédito são formadas em sua maioria por homens de até 35 anos, servidores públicos e profissionais liberais com renda de até três salários mínimos. A agência informou ainda que a grande procura por financiamentos de imóveis é fruto do crescimento da economia frente ao déficit habitacional das duas cidades, aliado a maior oferta de imóveis e as facilidades na aquisição.
E foram as facilidades que levaram o engenheiro agrônomo, Pablo Rodrigo Nascimento, sair do aluguel e investir no próprio imóvel. Casado há cinco anos, Pablo e a esposa escolheram o apartamento na planta, previram que seria um negócio vantajoso, tanto pelo valor do imóvel, estrutura e boa localização. Satisfeito com a aquisição, o engenheiro está cheio de planos para o futuro. “Nosso imóvel já está bem valorizado no mercado imobiliário, estamos pensando em alugá-lo e agora investir em uma casa mais ampla, também em condomínio, não pretendemos abrir mão da segurança e conforto que esse tipo de moradia oferece”, planeja o engenheiro.
O bom momento vivido pelo mercado imobiliário na região tem chamado a atenção de construtoras e incorporadoras de outros estados, que veem em Juazeiro e Petrolina uma ótima oportunidade para o incremento dos seus negócios. Essas empresas têm encontrado demanda e ótima aceitação do público. A Jotanunes Construtora chegou à região há mais de dez anos atraída pelo desenvolvimento local. Segundo o gerente comercial da empresa, Éverton Teixeira, mais de quatro mil unidades já foram entregues nas duas cidades e a expectativa é de expansão. “Esta semana a construtora lança mais um empreendimento em Petrolina, com opções de plantas que atendem a públicos diversificados. Estamos produzindo hoje, com entrega prevista até o final de 2015, outras 5,3 mil unidades, sendo que 3,4 mil são na região. Temos muito orgulho de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, afinal, com essas obras entregues, serão quase 30 mil novas pessoas realizando o sonho da casa própria”, comemora o gerente comercial da Construtora.